Projeto pedagógico incentiva o cuidado, em suas diferentes manifestações
28 de março de 2019 Notícias, Portal
Lançamento Projeto  - Santa Isabel

Desenvolvida ao longo de todo o ano letivo, pela Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel, a iniciativa visa ao resgate de valores e à promoção de boas ações

O abraço coletivo à árvore que cresce em meio ao parque infantil foi o ápice da atividade que marcou o lançamento do projeto pedagógico “Amar para Cuidar, Cuidar para Transformar”, desenvolvido, neste ano letivo, pela Escola Notre Dame Santa Isabel.

Ele norteará a realização de ações que visam resgatar valores, como o amor, o respeito e a gentileza, além de promover atitudes de cuidado, seja no convívio escolar ou comunitário. Por isso, para apresentá-lo às crianças, foi realizada a leitura de “Uma Viagem com Muitas Mães”.

Lançamento Projeto  - Santa IsabelEscrita por Nye Ribeiro, a obra acompanha a trajetória de uma semente, que recebe a atenção, o afeto e a supervisão de diversos elementos da natureza, até que se torne uma grande árvore. Dessa maneira, a narrativa exemplifica o princípio do cuidado, que, em suas diferentes manifestações, norteia o fazer educacional na Rede de Educação Notre Dame.

É ele que, como explica a educadora Letícia Ribeiro, motivará as atividades de reflexão acerca de comportamentos diários que, quando transformados, ajudam a construir uma sociedade melhor. “Trabalharemos com elas a ideia de que a gentileza gera gentileza e, também, o questionamento acerca do que podemos fazer para melhorar o mundo”, comenta, enfatizando a influência do tema da Campanha da Fraternidade na idealização do projeto.

Lançamento Projeto  - Santa IsabelAfinal, a mobilização pretende, em 2019, estimular a participação social na busca pelo bem comum. Por isso, as ações vinculadas ao projeto “Amar para Cuidar, Cuidar para Transformar” pretendem inserir os responsáveis pelas crianças e os moradores do entorno escolar em atitudes de cuidado, seja consigo mesmo, com os outros ou com o planeta.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>