Estudo dos biomas brasileiros estimula o cuidado com o meio ambiente
10 de agosto de 2017 Notícias, Portal
DSC_1723

Projeto pedagógico desenvolvido na Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel é inspirado pela Campanha da Fraternidade

Anualmente, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil convida os católicos a vivenciar a Campanha da Fraternidade – mobilização caracterizada por abordar temas que estimulam os indivíduos a ter cuidado consigo, com o outro e com o planeta e por promover diferentes ações pastorais. Em 2017, ela é norteada pelo tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” e, em seu texto base, propõe uma reflexão sobre o meio ambiente, sugerindo uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação.

Projeto biomas - Notre Dame Santa Isabel (2)Em consonância com a Campanha, a Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel desenvolve, ao longo de todo o segundo semestre letivo, o projeto pedagógico “Guardar e cuidar da criação”. Nele, as crianças matriculadas nos diferentes segmentos de ensino compreendem os conteúdos programáticos a partir do estudo sobre os biomas.

Para isso, os educandos participam de atividades lúdicas e adequadas a sua faixa etária, como a realizada a fim de motivar os do Nível II a construir tais saberes. Caracterizados como escoteiros, eles percorreram os corredores da Escola, onde encontraram charadas que, ao serem solucionadas, revelavam algumas das espécies animais que habitam a Mata Atlântica e a Amazônia.

Desse modo, as informações já conhecidas pelos estudantes foram levantadas. Isso possibilitará que, posteriormente, sejam desafiados a investigar outras características e curiosidades sobre a fauna e, também, a flora desses dois biomas.Projeto biomas - Notre Dame Santa Isabel (15) “A intenção é de que, através desse trabalho multidisciplinar, as crianças desenvolvam suas capacidades de escrita, de leitura e de pensar, além da criatividade”, explica a educadora Letícia da Silva, ressaltando que seus familiares também serão convidados a participar dos estudos, seja contribuindo com as pesquisas e tarefas ou em atividades extraclasse.

Com os mesmos objetivos, os demais biomas serão estudados pelos demais segmentos de ensino. Os educandos que compõem as turmas do Junior vão deter-se ao Pampa, enquanto os do Nível I conhecerão a Caatinga e os do Nível III explorarão as peculiaridades do Cerrado e do Pantanal.

 Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>