Estudantes e educadores celebram o “Dia do Educador Notre Dame”
13 de maio de 2016 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral
destacada

Atividades lembraram a data, concomitante à comemoração da beatificação de Santa Júlia, na Escola Notre Dame Santa Isabel

Em 13 de maio de 1906, Júlia Billiart, a mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora – que atualmente tem ramificações em 18 países -, foi beatificada pelo Papa Pio X. O carisma da sua Congregação está, há 93 anos, atrelado à missão de educar, no Brasil. Por isso, é também neste dia que se comemora o Dia do Educador Notre Dame.

Notre-Dame (2)Na Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel, a semana que antecedeu a data foi dedicada à compreensão dos valores preconizados pela Santa da Bondade. Por isso, a história de vida da francesa que vislumbrou a fundação de uma ordem religiosa dedicada a proclamar o quanto Deus é bom, por meio da educação, contextualizou os estudos, em cada um dos segmentos de ensino. A partir do livro “Julinha, a menina girassol”, escrito por Tânia Veiga Judar, os estudantes conheceram aspectos da infância daquela que norteia a pedagogia Notre Dame, de educar com bondade e firmeza e de anunciar o amor providente de Deus, além de terem compreendido e exercitado conteúdos das diversas áreas do conhecimento.

No Nível III, por exemplo, as iniciais de Júlia e de girassol, sua flor símbolo, foram reconhecidas pelas crianças. Elas ainda desenharam releituras de obras de arte que representam a planta que, segundo a santa, deveria ser um exemplo para os cristãos, pois, como ela volta-se para o sol, os fiéis devem voltar-se a Deus, como “Os Girassóis”, de Vicent Van Gogh. Os familiares desses estudantes também foram Notre-Dame (12)convidados a integrarem-se à comemoração: como tarefa de casa, eles confeccionaram flores em papel, que foram usadas para ornamentar o ambiente escolar.

Já, na data em que se comemora o Dia do Educador Notre Dame e a beatificação de Santa Júlia, estudantes e educadores da instituição de ensino participaram de momentos de espiritualidade, nos refletiram sobre alguns dos ensinamentos de Santa Júlia. Ao final da celebração, os educandos do Nível III foram presenteados com um “kit girassol”, composto por um vaso, sementes e instruções de plantio e de cuidado, para que, nas próximas semanas, acompanhem todas as etapas do desenvolvimento da planta, como parte do projeto pedagógico desenvolvido na instituição de ensino, a fim de promover o cuidado com a vida, em suas diversas manifestações.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>